Qual é a Função de um Atuador - Pneumatica
569
post-template-default,single,single-post,postid-569,single-format-standard,theme-bridge,bridge-core-2.6.6,woocommerce-no-js,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,columns-3,qode-theme-ver-25.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.6.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-324
 

Qual é a Função de um Atuador

Atuador

Qual é a Função de um Atuador

Se você conhece um pouco de mecânica ou do meio industrial, já deve ter ouvido falar em atuadores.

Eles estão presente em muitos tipos de máquinas e motores, principalmente no meio industrial.

Atuadores são o elemento chave no trabalho de automação, tanto da Pneumática, quanto da Hidráulica e Elétrica. Já que convertem energia gerada por esses em trabalho mecânico.

Existem dois tipos de atuadores, os lineares e os rotativos, se subdividindo entre si em vários conceitos de admissão de energia mecânica.

Atuador de Movimentos Lineares

Atuador Linear com cilindros de ação simples

São cilindros com apenas uma entrada de admissão, ou seja, o ar ou fluido, vão entrar por uma entrada e depois votarão ou serão descartados.

Na pneumática, são divididos em dois tipos, os cilindros de retorno por mola no qual o êmbolo retorna após sua ação com ajuda de uma mola e cilindros de avanço por mola no qual o êmbolo é empurrado para fora com ajuda de uma mola após a ação da força mecânica.

Na hidráulica, o retorno é proferido por uma força externa por sobre o êmbolo.

Cilindros de dupla ação

Podem ser usados tanto em pneumática quanto em hidráulica.

Uma entrada faz com que o fluido ou ar empurre o êmbolo e a outra entrada para fazer o retorno.

Atuador de Movimentos Rotativos

Oscilador

Apresenta ação dupla, convertendo energia num trabalho rotativo. Ao entrar o ar ou fluido, empurra-se o cilindro para um lado, depois para o outro ao esvaziar-se um lado, enchendo o outro e assim sucessivamente. Gerando um movimento contínuo circular.  

Pneumáticos, Hidráulicos ou Elétricos?

As energias usadas nos atuadores podem ter como fonte tanto a pneumática, quanto hidráulica ou até elétrica, como dito acima.

Deve ter percebido no texto acima que eu citei alguns tipos de atuadores tanto pneumáticos quanto hidráulicos, especificando seu funcionamento. Citarei a seguir a melhor aplicação de ambos, citando também o atuador elétrico.

Atuador Pneumático

Possuem menos força e mais impacto, geralmente, por usarem uma energia com características elásticas como o ar comprimido. Há atuadores que funcionam especificamente no sistema pneumático como o caso de alguns que citarei a seguir.

Ventosa Pneumática

Uma ventosa que pode movimentar uma peça, segurando-a pela pressão do vácuo exercido sobre a mesma. Consiste em um gerador de vácuo que puxa o ar da ventosa, e criando um vácuo, faz com que a mesma exerça sua função de aderir a peça, podendo assim ser carregada ou movimentada.

Músculo Pneumático

Um cilindro de dupla ação que funciona com um material mais macio, tendo assim um fator de elasticidade, podendo ser usado em sistemas de frenagem.

Como se pode ver, ambos os sistemas usam das propriedades elásticas como vantagem.

Atuador Hidráulico

São atuadores que exercem mais força, usados mais comumente em materiais mais pesados. Consistem num motor e um agente fluido como óleo que é empurrado para o atuador criando energia mecânica.

No caso do Atuador Hidráulico, após a geração da força mecânica, o fluido é reutilizado com o retorno do êmbolo, há também um pequeno índice de vazamento pelo êmbolo que é captado e reutilizado por meio de um dreno.

Atuador Elétrico

Ele funciona com um motor elétrico para geração de trabalho mecânico.

Se torna de mais fácil instalação por não precisar de compressores, motores paralelos, sistemas de mangueiras ou canos, não gerando detritos também. E também pode ser um pouco mais preciso, por poder ser programado com voltagens diretas e precisas, embora se consiga um nível considerável de precisão nos outros sistemas também.]

Ficou alguma dúvida sobre atuadores?

Entre em contato conosco, estamos a disposição para tirar todas as suas dúvidas! Ou veja mais de nossos artigos para aprender mais. Também se inscreva na nossa lista de e-mails para receber novidades e mais dicas de como melhorar o seu processo.

    Não há comentários

    Postar um comentário