13 abr Válvula Esfera Para que Serve
Sempre falamos em nossos artigos sobre o fluxo por tubos e mangueiras, seja esse fluxo de natureza pneumática ou fluida.
O controle de passagem de fluidos e gases é algo de suma importância no meio industrial. Por isso, tão necessário quanto ter um sistema de tubulações e um bom maquinário, é ter um sistema de controle e bloqueio do fluxo desses materiais ao longo das tubulações. Tanto para manutenção quanto para uso contínuo.
Partindo desse princípio, bom que se saiba como se portar na escolha de uma válvula.
O que é Válvula
Válvula ou registro, é um dispositivo que controla até o ponto de estacionar o fluxo de gases ou fluidos ao longo de um encanamento, tubulação ou abertura.
Existem muitos tipos de válvulas e registros, alguns são mais utilizados no campo industrial por serem mais robustos e terem seu fim de preparo para obter mais resistência ao uso contínuo ou a pressões muito fortes.
Nesse artigo estudaremos um tipo específico a válvula esfera, quais seus tipos e qual sua utilidade no ramo industrial.
O que é Válvula Esfera
A válvula esfera recebe esse nome por ter como obturador uma haste em forma de esfera vazada que regula o fluxo por meio do giro, formando um orifício perfeito, além de ter, pelo formato do obturador uma resistência extrema para pressões mais altas, tendo também por isso, uma durabilidade maior, sendo considerada assim, uma das melhores válvulas do mercado.
Entre as variações da válvula esfera, se incluem os tipos de esfera, sendo de passagem plena, quando a esfera ao se abrir atinge o mesmo diâmetro da tubulação e a de tamanho reduzido, que possui diâmetro relativamente menor.
Entra como padrão na classificação de válvulas de ¼ por ter apenas 90º de giro na alavanca do registro, aumentando sua velocidade de acionamento. E pode ser usada com certa variedade de tamanho, criando assim uma gama de indicações.
Modelos de Válvula Esfera
Os modelos são referentes ao seu tipo de construção e modelo de esfera, podendo ser:
- Válvula Esfera Monobloco – É uma válvula construída num único bloco, diminuindo ainda mais as chances de vazamento. É uma válvula que não possibilita reposição de peças.
- Válvula Esfera Bipartida – É construída sobre duas peças, podendo ser simétrica ou assimétrica. Na assimétrica, a haste e a esfera são parafusadas. Normalmente são flangeadas.
- Válvula Esfera Tripartida – Constituída de três partes, duas tampas e um corpo. Têm função de bloqueio. E possui a vantagem de não precisar ser desmontada da tubulação para troca de juntas e anéis de vedação.
- Válvula Esfera 3 Vias – Possui derivação de do fluxo com uma entrada lateral, podendo ser vertical ou horizontal.
Projetos de Esfera
Os tipos de projetos de esfera são:
- Válvula Esfera Flutuante – É uma esfera conectada a duas roscas, permitindo seu movimento dentro da cavidade, de certo modo, é como se a esfera ficasse solta para se movimentar com a força da água, embora seja um movimento bem pequeno. É a mais comum dentre as duas usadas. Possui uma grande gama de indicações, embora seja mais utilizada em linhas de baixa pressão.
- Válvula Esfera Trunnion – Nesse modelo, a esfera gira por sobre dois munhões rolamentados, o que diminui o esforço para giro, tornando-a mais indicada para altas pressões e projetos maiores.
Assim vemos que há uma grande variedade de construção da Válvula Esfera, incluindo os tipos de corpos, sendo alguns mais desmontáveis e outros mais rígidos, além das construções de esferas para as mesmas que podem variar radicalmente seu uso.
Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato, sempre temos alguém para lhe atender. Você também pode ver mais dos nossos artigos e assinar nossa lista de e-mail para receber diretamente novidades e mais dicas de como aperfeiçoar seu processo.

Não há comentários