13 abr O que é uma Sede de Válvula
Temos alguns artigos onde falamos sobre os tipos de válvula. Você pode verificar estes artigos como Para Que Serve Uma Válvula Borboleta ou Como Funciona a Válvula Solenoide. Falamos sobre força, resistência e características de peso e construção.
Por mais que seja importante saber qual válvula usar, o mais importante é saber qual tipo de sede ou vedação da sua válvula seria melhor utilizada no seu processo de produção. Precisamos estar cientes que a vedação estará em constante contato com o material que passará pelas tubulações e estará sujeita a deterioração mais rápida se mal escolhida.
O que é uma Sede
Como dito acima, a sede são os anéis que fazem a vedação dentro da válvula, seja ela de qual tipo for, a sede sempre deverá atender às especificações do produto que você passa pelas tubulações.
Tenha sempre um profissional gabaritado para te ajudar nessa escolha. Testes químicos as vezes são necessários. Tenha em mente que o material para seu tipo de produção será um otimizador. Te ajudando a conter prejuízos.
Tipos de Sede
Os tipos de sede são voltados ao material utilizado podendo ser em materiais poliméricos, chamadas de sedes resilientes.
São mais macias, voltadas a líquidos e gases sem teor de corrosividade, podendo ter certa resistência a materiais específicos, dependendo da sua composição química.
Apresentam uma vedação mais hermética, mas, por ser um material mais macio, sua durabilidade nem sempre alcança muito tempo, costumam precisar de manutenção relativamente periódica dependendo do tipo de uso.
Há também as mais rígidas, feitas em metal como aço inox. Possuem uma resistência maior, principalmente a grande ação de pressão. São comumente mais duráveis e precisam de menos manutenção.
Sede e Válvula
Cada tipo de válvula exige um tipo de sede. Formatos, materiais e pressão aplicada às válvulas definem qual tipo de válvula e qual tipo de sede deverá ser usada.
Válvulas Esferas
Nas válvulas esferas, há dois tipos de montagem, mediante ao tipo de esfera. As Trunnion e as Flutuantes.
No tipo Flutuante, a sede se torna uma das responsáveis por segurar a movimentação da esfera dentro do corpo da válvula, já que ao fechar o fluxo, a esfera é empurrada com certo fator de mobilidade dentro da mesma, se segurando na sede. É natural que se use sedes mais macias nesse modelo para aumentar seu grau hermético.
No tipo Trunnion, a esfera gira por sobre uma haste rolamentada, não precisando da sede para segurar sua movimentação, dando então uma ação mais controlada entre a esfera e a sede, podendo então ser usado um material mais pesado e resistente.
Válvulas Borboleta
Nas válvulas borboleta, a sede circunda o disco que gira a formar um movimento perpendicular ao fluxo para liberar o fluido ou gás.
No geral, o material da sede pode variar bastante.
No modelo de válvula borboleta, a sede veda o contato do material da tubulação do resto do material da válvula (não incluindo o disco), isso pode ser dado com vantagem, dependendo do material a ser utilizado dentro da tubulação. Já que não cria a necessidade de uma produção especificada ao longo de toda a válvula.
Válvulas Gavetas
Possui uma sede plana e é feita para ser usada em fluxo reto.
Não deve ser usada para uso de fechamento parcial, em materiais com partículas ou com corrosividade, por que as mesmas podem atrapalhar seu funcionamento. Por isso a sede pode ser mais macia, mesmo sendo plana.
Válvulas Guilhotina
Com seu uso apontado para o fluxo de materiais corrosivos e mais pesados, a válvula guilhotina costuma ser fabricada em uma única peça. Sua sede então precisa ter um material mais forte ou preparado apenas para a função que a válvula irá ser designada. Possui a vantagem da facilidade de troca das sedes, removendo apenas seus anéis de retenção.
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre Sede de Válvula entre em contato, temos sempre alguém disposto para lhe atender. Ou veja mais de nossos artigos e assine nossa lista de e-mails para receber novidades e mais dicas de soluções para o procedimento do seu negócio!

Não há comentários