15 abr Como é um Pressostato
O pressostato é comumente usado quando se necessita medir a pressão de um equipamento, seja ele qual seja o procedimento é necessário que a temperatura da pressão seja medida para uma maior segurança.
Mas como funciona um pressostato? Entender seu funcionamento é importante para que você saiba como escolher a peça ideal para o seu procedimento, com o melhor custo-benefício.
Como é Feito o Pressostato
Apesar das possíveis variantes de um modelo ou marca, um pressostato sempre terá componentes como: Mecanismo de ajuste ou Controlador; Elemento Sensor e Unidade ou Chave de Interrupção.
O Mecanismo de Ajuste é a parte responsável em criar ou ajustar os setpoints de pressão. Setpoints são marcadores que vão servir de referência para o pressostato saber quando as coisas estão saindo de fora de controle.
Já no que diz respeito ao Elemento Sensor, esta parte monitora a pressão de trabalho dos fluidos, quando a pressão sai do limite selecionado pelo setpoint o elemento sensor aciona o diafragma, pistão, transmissor ou fole, dependendo do modelo do pressostato.
Chave de Interrupção é quem se comunica com o Elemento Sensor. Possui contatos normalmente abertos (NA) ou normalmente fechados (NF) que atuam de acordo com a resposta necessária para lidar com a pressão.
Tipos de Pressostato
Como você pode perceber até aqui, mesmo quando falamos de componentes padrões no pressostato, existe uma gama de questões envolvendo cada um desses componentes.
Além dos componentes é preciso atento aos tipos de pressostato, que atuam diferente de acordo com cada processo.
Apesar das particularidades envolvidas nos tipos de pressostato, podemos categorizar em dois segmentos, os de atuação para sistema pneumático e os que atuam para sistema hidráulico.
Os pressostatos para sistemas pneumáticos são feitos para processos que precisam de ar comprimido, manuseio de gases, vapor etc.
Para sistemas hidráulicos, o pressostato atua nos processos de líquidos, combustíveis e óleos.
Como Tudo se Encaixa
Agora que você já entende o Pressostato em partes, hora de juntar todos os esses elementos e entender melhor sobre esta importante ferramenta quando tudo se encaixa.
Uma parte dele é conectado diretamente a um recipiente.
Este recipiente, ou tubulação, é onde irá passar o material que terá sua temperatura de pressão medida pelo pressostato. É nessa parte que o Elemento Sensor fica posicionado.
É dessa forma que é monitorado o fluido no sensor, que quando há algo errado na pressão, para mais ou menos, age de acordo com o problema movimentos as chaves de contato.
Se ficou alguma dúvida sobre o pressostato, entre em contato conosco. Temos profissionais especializados que podem te ajudar a entender melhor como utilizar o pressostato no seu processo.
Você também pode ver mais dos nossos artigos para conhecer mais sobre pressostato ou outro produto que tenha dúvidas e assinar nossa lista de e-mails, assim te enviaremos novidades e mais dicas em primeira mão.

Não há comentários