Como evitar Vazamentos com Vedação Industrial - Pneumatica
556
wp-singular,post-template-default,single,single-post,postid-556,single-format-standard,wp-theme-bridge,theme-bridge,bridge-core-2.6.6,woocommerce-no-js,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,columns-3,qode-theme-ver-25.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.6.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-324
 

Como evitar Vazamentos com Vedação Industrial

Vedação Industrial

Como evitar Vazamentos com Vedação Industrial

Você provavelmente sabe o que é vedação, não sabe?

Mesmo num sentido menos técnico não é tão difícil já ter tido contato com algum método de vedação, no seu carro, por exemplo, há sistemas e mais sistemas de vedação.

E se algum deixa de funcionar, você logo percebe. Desde uma gota de óleo na garagem até superaquecimento no meio da rodovia, levando talvez a um problema maior.

Tendo isso por base, já dá pra se ter uma noção dos riscos que isso pode envolver.

Junta, gaxeta, retentor, anel dispersor, um selo mecânico ou anel de borracha. Se você se familiariza com algum desses elementos de vedação, então, provavelmente você tem um conhecimento um pouco mais técnico, e está mais apto a se familiarizar com o meio industrial, e já deve ter alguma noção sobre a importância que o controle de perdas de fluidos tem nesse meio.

Com a boa escolha de uma vedação pode-se intensificar a produção, fazendo com que as máquinas trabalhem em seu nível mais alto e aumentando também a durabilidade das mesmas, além de evitar acidentes acometidos por vazamentos de materiais instáveis e/ou extremamente nocivos à saúde.

Nesse artigo, iremos dar algumas dicas, com o fim de evitar vazamentos com vedação industrial, otimizando assim ao máximo seu processo de produção. E diminuindo bastante suas perdas e desperdícios. Lembre-se, quando se fala em meio industrial, os números sempre são exorbitantes, e um dia de vazamento em algum maquinário, pode levar a um prejuízo considerável.

Atente-se ao material

São inúmeros os tipos de materiais oferecidos no mercado hoje, cada um com suas especificações e indicações.

Saber qual sua necessidade e as especificações do seu maquinário são conceitos essenciais para evitar perdas de materiais e principalmente acidentes.

Levando em conta as muitas variáveis como pressão, temperatura ou composição do líquido utilizados no seu maquinário, um tipo de vedação ou outro podem se tornar menos ou mais eficientes.

Instalação da Vedação

Ao instalar a vedação, cuide para que as superfícies estejam limpas e em boas condições.

Uma superfície com ranhuras, deformações e até mesmo sujeira, pode diminuir muito a vida útil de uma vedação.

Atente-se também ao alinhamento das peças a serem vedadas.

Muitas vezes o seu problema não está na vedação em si, mas, na peça que já se encontra sem alinhamento ou deformada, preste atenção no ato da desmontagem. Estar com um profissional presente é essencial.

Em caso de instalação com parafusos, verifique se ele não se encontra espanado.

Tome cuidado ao parafusar, para que não passe do torque necessário e/ou especificado.

Manutenção da Vedação

Mantenha sempre a manutenção em dia. Observe com atenção antes da instalação da junta e acompanhe os períodos de manutenção.

Se uma vedação estiver durando menos do que o predeterminado para a mesma, algo provavelmente está fazendo-a se desgastar.

a maioria das vezes isso se dá por algum desalinhamento ou temperatura excedente.

Observe temperatura e/ou composição química utilizados também.

Informação sobre a Vedação

Sempre se atenha a saber o máximo possível do material que irá usar. Converse com especialistas, pesquise por conta própria, se necessário. Conhecer sobre seu próprio maquinário pode evitar muitos problemas futuros.

Mão de Obra Especializada

Sempre tenha funcionários competentes imbuídos de manejar seu maquinário. Cuide para que eles saibam o que têm nas mãos para que sempre tenham certo zelo, cuidar de temperaturas excedentes e saber enxergar vazamentos pequenos antes que os mesmos se tornem perigosos de certa forma, pode fazer toda a diferença.

Hoje vimos algumas dicas de como evitar vazamentos no campo industrial. São dicas simples e de fácil compreensão. Atente-se a sua produção, otimizar ao máximo seu processo depende essencialmente do cuidado que você tem com gastos desnecessários. Evite vazamentos.

Para mais dúvidas entre em contato conosco ou leia mais dos nossos artigos. Inscreva-se na nossa lista de e-mails para ficar por dentro de novidades e dicas valiosas para o seu processo

    Não há comentários

    Postar um comentário