Onde Se Aplica a Pneumática - Pneumatica
563
wp-singular,post-template-default,single,single-post,postid-563,single-format-standard,wp-theme-bridge,theme-bridge,bridge-core-2.6.6,woocommerce-no-js,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,columns-3,qode-theme-ver-25.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.6.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-324
 

Onde Se Aplica a Pneumática

Preparação Ar Comprimido Pneumática

Onde Se Aplica a Pneumática

Pneumática é um conceito extremamente usado no nosso dia a dia, ainda que não se perceba. Os amortecedores do seu carro podem ser utilizados de gás pressurizado, por exemplo.

As bexigas de suspensão de um caminhão. Os compressores que enchem os pneus do seu carro ou moto, latas de Spray, entre tantas coisas que podem utilizar dos princípios da pneumática, mas o que essa palavra quer dizer?

Pneumática é o ramo da física responsável pelo estudo de gases pressurizados e/ou comprimidos.

Os gases pressurizados podem ser usados de muitas maneiras. Desenvolvendo pressão e gerando força motriz mais forte com menos uso de energia ou combustível, por exemplo.

Por outro lado, pode tornar menor algum impacto recebido também. Pode ser usado aumentando a pressão de gás inflamável, criando mais força e calor no resultado final do mesmo.

Pneumática é um conceito muito amplo e que pode ser aplicado em diversas áreas.

Nesse texto, explicaremos um pouco mais desse conceito e de como pode ser usado no ramo industrial.

Pneumática Industrial

No quesito industrial, os princípios da pneumática podem ser usados na produção ou automação de diversas ferramentas ou máquinas, além de poder estar presente no produto final, como disse anteriormente. E destaca-se pela otimização da produção, com um preço operacional relativamente mais baixo.

Como Usar a Pneumática

Para usar a pneumática, você deve se ater a um processo simples

Começando pelo uso de um compressor que pode ser o cilindro simples com rodas ou estacionário, mais indicado em uso em maior escala, seguindo por um processo de secagem do ar, distribuição por meio de canos e mangueiras e então as ferramentas otimizadas para a utilização da força do ar.

O Compressor

No quesito industrial ou qualquer outro, o compressor é indispensável para o uso da pneumática.

Funciona da seguinte maneira:

O ar é admitido no balão do compressor por meio de bombas e depois redistribuído para as ferramentas ou máquinas.

Lembrando que a pressão desse ar, é devidamente medida e distribuída de maneira a otimizar ao máximo a força de cada equipamento. O melhor uso e otimização do ar comprimido, pode reduzir significativamente os gastos no processo de produção.

Secagem

Se falando de ar, deve-se ater ao fato de que no ar em que nós respiramos há uma quantidade significativa de água em sua forma gasosa. Embora invisível, quando levada para dentro de um compressor e redistribuída, pode-se enxerga-la por se tornar líquida e visível após a compressão e descompressão.

Essa água pode vir a danificar suas ferramentas ou o serviço gerado pela mesma, como no caso da pintura, por exemplo, formando pequenas bolhas no acabamento.

Esse problema pode se dar pela falta de uma ferramenta específica que desumidifica o ar que chega à ferramenta.

O processo de desumidificar o ar pode se dar por inúmeros tipos de ferramentas, o que obviamente será indicado dependendo do tipo de serviço necessitado.

Aplicação Pneumática

A pneumática é uma tecnologia relativamente mais barata, mais fácil de ser entendida, utilizada e direcionada. Há muitas aplicações já descobertas e muitas por se descobrir ainda. Em muitos casos pode vir a substituir a elétrica, hidráulica e força humana. Além de ter vasto campo de aplicação.

Na produção de automóveis, por exemplo, na automação de lixadeiras, dobradores de ferro e aço, aplicação de arrebites, parafusadeiras, pintura entre outras coisas.

Pode-se aplicar seu uso em diferentes níveis de diversos ramos como agrícola, alimentício, geração de energia, clínico, petroquímico, farmacêutico entre muitas outras.

No texto de hoje, entendemos um pouco mais sobre como funciona o processo de automação por meio pneumático, falamos sobre os materiais necessários para se ingressar em seu uso, e os cuidados a serem tomados. Esperamos ter ajudado em sua busca pelo conhecimento, e se precisar de alguma ajuda mais específica, entre em contato conosco, estamos sempre aptos a tirar toda e qualquer dúvida. Ou veja mais dos nossos artigos. Inscreva-se na nossa lista de e-mails para novidades e mais dicas.

    Não há comentários

    Postar um comentário