O que é Vedações - Pneumatica
578
wp-singular,post-template-default,single,single-post,postid-578,single-format-standard,wp-theme-bridge,theme-bridge,bridge-core-2.6.6,woocommerce-no-js,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,columns-3,qode-theme-ver-25.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.6.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-324
 

O que é Vedações

Vedação Industrial

O que é Vedações

Um assunto que se ouve falar muito no meio industrial são as vedações.

Mas o que são vedações?

Bom, como o próprio nome diz, são materiais específicos para vedar, tampar possíveis vazamentos e isolar um produto do meio externo.

Um pouco superficial isso, me explique melhor.

Ok, vou explicar.

Vedações são peças específicas em materiais específicos que se compõem em junções, motores, encanamentos, válvulas e mangueiras, a fim de melhorar seu uso e evitar vazamentos.

Mas, como uma vedação poderia melhorar no uso de uma ferramenta?

Bom, estamos falando de maquinários baseados em força mecânica provinda de energia pneumática ou hidráulica. Pense na energia que você gastaria se um compressor estivesse mandando ar para uma ferramenta, mas, parte desse ar estivesse se perdendo em alguma junção mal encaixada. A ferramenta, obviamente não funcionaria com toda a pressão que necessita, criando produtos sem o devido torque ou com arrebites soltos.

No campo hidráulico, imagine o gasto com fluidos, sem contar a sujeira.

Imagine então a gama de produtos que poderiam passar por dentro de um encanamento industrial. Alimentos, produtos químicos, fluidos de todos os tipos, combustível, gases, entre muitos outros.

Como escolher vedação

Essa é uma dúvida muito pertinente.

Ao buscar uma vedação, primeiro você precisa entender o material que você vai produzir, ou o material que vai passar pelos encanamentos ou maquinário.

Se o caso for para pneumática ou hidráulica, já há uma gama de materiais indicados, que podem ser encontrados e pesquisados facilmente.

Mas, se for outro tipo de material?

Algo corrosivo por exemplo, você precisa pensar num tipo de vedação que não se deteriore sob influência contínua do mesmo.

Os tipos de válvula a serem usados ao longo da tubulação também precisam do mesmo cuidado, a sede da válvula que serve como vedação para a mesma, também precisa ser pensada. Se será resiliente ou metálica.

É necessário que se tenha sempre um profissional capacitado no ato de compra, que entenda das medidas de encaixe e resistência dos produtos. E também se torna necessária a presença de um profissional capacitado no ato de instalação.

Tipos de Vedações

Há muitos tipos de vedações, além dos inúmeros materiais que são produzidas.

Vamos citar alguns tipos de vedações e sua utilização mais comum.

  • Retentores radiais – Utilizadas para proteger rolamentos, podem ser produzidas em Silicone, Poliuretano, Nylon entre muitos outros.
  • Vedações Axiais – São os Selos mecânicos e os Retentores V’ring (anel em V). São utilizados como vedações secundárias, em casos onde a vedação primária entra em contato direto com contaminantes.
  • Vedações hidráulicas – São feitas para reter os fluidos hidráulicos. Podem ser de inúmeros modelos entre Gaxetas, Raspadores, anéis e fitas.
  • Juntas – Mais utilizadas em montagem de motores, junção em cabeçotes e etc.

Cuidados na instalação das vedações

Um profissional capacitado sempre saberá os cuidados a serem tomados no ato de instalação, mas, posso lhe dar algumas dicas que ajudarão e muito.

Se os produtos forem totalmente novos, preze para que esteja usando as medidas corretas, e preze por uma boa escolha de vedação.

Se for uma substituição, observe sua desmontagem com atenção. Verifique se as válvulas estão devidamente fechadas, ou se as máquinas estão desligadas.

Ao desmontar, observe as superfícies e junções, se as mesmas estão limpas e lisas, limpe tudo com cuidado. Observe o alinhamento das peças. Encaixe e desencaixe sem as juntas para ter certeza de que as duas partes estão se encaixando com harmonia.

Ao finalizar, se necessário, use silicones específicos ou outros produtos que possam proteger sua vedação.

Lembre-se que uma boa vedação irá otimizar sua linha de produção ou automação. Além de diminuir seus gastos e prejuízos.

No artigo de hoje, vimos alguns tipos de juntas e sua melhor aplicação. Tivemos também algumas dicas de instalação. E reforçamos a importância de uma boa escolha de materiais.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco ou veja mais dos nossos artigos. Assine nossa lista de e-mails para receber novidades e mais dicas de como solucionar problemas de processo

    Não há comentários

    Postar um comentário